Hoje conhecemos...o Txakoli, um bar de pinchos ou pintxos bascos (ou vascos) na Cava Baja em Madrid. Quem conhece a cidade sabe que o bairro de La Latina é dos melhores para sair á noite ou para simplesmente comer num dos seus muitos bares e restaurantes de tapas e pinchos. Andando por uma das suas mais conhecidas ruas, a Cava Baja, temos uma oferta tão grande que a vontade é tapear um pouco em cada um.
Já tinha passado muitas vezes por esta rua sempre de noite, o que é de facto mais animado mas como sempre fui com crianças pareceu-me na altura não ser das melhores para as levar. Já durante o dia a história muda um pouco e para quem tem filhos já é possível entrar em algum destes bares, mas atenção, fumar é permitido e penso que está tudo dito. Ainda assim encontrei bébés em alguns...
Eu andava cheia de saudades de um bom bar de "pintxos", daqueles que fazem lembrar os de "aprés-ski" em Baqueira com as suas grandes barras cheias de pinchos de todos os formatos, feitios e conteúdos.
Andava com vontade de ir ao Txirimiri para experimentar, fama não lhe falta e talvez por isso esteja sempre cheio, mas ainda assim não é bem de pinchos é mais de tapas...eu queria a bela da fatia de pão a fazer de prato a qualquer coisas, um salmão com queijo Philadélphia, ou uma chistorra, sei lá.
Assim chegamos ao nº42, ao Txakolí. Entramos e não está muito cheio, de quem vem do Mercado de San Miguel este fica quase no fim da rua, o que serve como desculpa para não estar tão cheio, muitos entram logo nos primeiros que vêm.
A meio da Calle de Cava Baja estava um Txakolina, ainda pensámos entrar mas deu-me a entender que seria a versão mais gourmet do primeiro e eu queria conhecer o original.
A decoração tem como tema o vinho, ao que parece Txakoli é também um vinho basco, eu como não sou apreciadora de vinhos nem entrei muito pelo tema, bebi a minha clara limón e comi uns bons pintxos para matar saudades.
Comemos um que para nós já é um clássico, queijo de cabra com cebola confitada...ganha sempre o nosso voto e aqui não foi excepção. Comemos ainda uma espetada de camarão, um com frutos do mar e o tradicional "jamón". Esta foi a primeira rodada, na segunda comemos um com hamburguer, ovo de cordoniz e batata frita, assim como um folhado de foie e maçã. Tudo isto por uns 20 e poucos euros para duas pessoas com duas rodadas de bebidas também.
O único senão...estar de pé, no nosso caso não fez diferença porque foi a primeira coisa que fizémos quando chegámos a Madrid, a caminhada veio depois, no entanto e eu tentei espreitar o resto do bar, vi mesas mas todas para estar de pé.
A seguir voltámos a descer a Cava Baja e a espreitar os vários bares e restaurantes que por ali existem, numa próxima visita teremos que explorar outros...
Our Guide of:
Sem comentários:
Enviar um comentário