Ao entrarmos nesta que é a mais importante praça de Verona não podemos deixar de nos sentir deslumbrados pela sua agitação, pela variedade em termos de arquitectura e também pela sua dimensão. O espaço que hoje ocupa foi na era romana o fórum da cidade.
Hoje continua a ser um grande ponto de encontro da cidade de Verona e mantém o seu cariz comercial com o mercado onde podemos ver de tudo um pouco á venda, desde os "souvenirs" ás pizzas ou a uma das nossas experiências preferidas em Roma, os copos de fruta cortada. Uma saudável alternativa aos snacks que se pode comer "on the go" sem perder tempo aproveitando para conhecer a cidade.
Apesar de grande não perde o seu toque pitoresco, com os coloridos edificios e alguns com grandes histórias para contar como a Casa Mazzanti com os seus maravilhosos frescos na fachada.
Perto, está a Fonte de Madonna Verona. A base foi construída no ano de 1368 por Cansignorio della Scala, o governador da cidade mas a escultura da Madonna é do ano de 380.
Ao fundo a praça está outro dos seus edificios mais emblemáticos, o Palazzo Maffei. De estilo barroco, a sua construção começa no século XV e termina apenas no século XVII e no topo estão seis estátuas de deuses: Hércules, Júpiter, Vénus, Mercúrio, Apolo e Minerva. Á frente da fachada, o Leão de S. Marco um dos símbolos do poder de Veneza.
Junto ao Palazzo está a Torre del Gardello, cuja edificação se deve a Cansignorio.
Outra torre que marca a paisagem da praça é a Torre Lamberti que faz parte do edificio do Palazzo della Ragione também conhecido como Palazzo della Comune. Tem 84 metros e a sua construção inicia a 1172 terminando no século XV. No topo estão dois sinos o Marangona, utilizado para sinalizar um incêndio e o Rengo utilizado para o pedir ao povo que levantem as armas ou para os reunir num conselho.
É possível subir ao topo da torre através de um elevador, dele pode disfrutar-se de uma excelente vista da praça.
Sem comentários:
Enviar um comentário