Tal como a Basílica, o Jardim da Estrela foi sempre um desconhecido para mim. Isso tem algo a ver com a sua utilização, muitos dos que por ele passam vivem perto e o utilizam como sua zona de lazer, lugar priviligiado para dar um passeio com crianças, com parque infantil, com um bom espaço relvado, etc..
Conhecido quando abriu como o Passeio da Estrela hoje tem o nome de Guerra Junqueiro ainda que os Lisboetas continuem tratá-lo por Jardim da Estrela, por todo o lado se pode admirar a sua concepção estética baseada no romantismo e um dos elementos que mais gostei foi o seu coreto bem conservado.
Dispõe de lagos onde podemos ver para além dos peixes, patos inclusive o real, cisnes e gansos. Dizem que também tem pavões mas eu não vi nenhum quando passeámos por lá.
Tem uma agradável esplanada onde podemos disfrutar do bom tempo enquanto tomamos um café e a outra das suas atrações é o conjunto de estátuas espalhado pelo parque entre elas a de Antero de Quental entre outras. O coreto que estava originalmente na Avenida da Liberdade é ainda hoje utilizado para pequenos concertos.
Uma outra curiosidade de este Parque é o seu belo quiosque que funciona como Biblioteca, uma excelente ideia principalmente porque os jardins são óptimos lugares para colocar a leitura em dia.
Mas tem muito mais coisas para ver e fazer, tem uma zona de desporto, tem uma variedade de plantas e flores interessante. É excelente para um passeio de fim de semana.
Website: http://www.jardimestrela.com/
Morada: Praça da EstrelaMetro: Não existe perto (Rato seria o mais próximo); Os eléctricos 25 e 28 param na Praça.
Our guide of:
Sem comentários:
Enviar um comentário