31.1.10

do: TOMAR, PORTUGAL

31.1.10
Hoje conhecemos...Tomar.
O nosso dia começa no restaurante "A Lúria", fica em São Pedro de Tomar e é bastante conhecido. Tiro tantas fotografias e foi uma falha grave da minha parte não ter tirado ao interior do restaurante mas sobretudo á comida.
De entradas pedimos um queijo gratinado e um prato de enchidos, desde já recomendo ambos, mas o primeiro é a meu ver obrigatório, estava uma delicia.
Depois de pratos principais comemos cabrito e polvo com milhas, ambos muito bons também, já não houve foi muito espaço para sobremesa. O preço é bastante acessível por isso ficámos muito satisfeitos e recomendamos sem dúvida.

De barriga cheia já estávamos preparados para conhecer um pouco melhor Tomar. Já tinha estado antes a visitar com os meus pais, creio que há uns dez anos atrás e há uns cinco para uma despedida de solteira que me ajudou a conhecer ainda melhor a cidade porque tínhamos uma actividade de peddy paper.
O nosso principal objectivo era conhecer o Castelo e o Convento de Cristo, que está classificado pela UNESCO com Património Mundial.
Quando chegamos o que vemos primeiro são as muralhas do Castelo medieval construído pela Ordem dos Templários.
Dentro das muralhas do Castelo encontramos o Convento de Cristo, também ele fundado pela Ordem dos Templários e pelo o seu Grão-Mestre, Gualdim Pais.
 
Entrámos para fazer uma visita e se por fora já parece fantástico, por dentro e apesar de estar meio "despido" dá realmente para entender a sua função e imaginá-lo com os monges e os templários da Ordem de Cristo a viverem o seu dia-á-dia.
Recomendo a sua visita e realço aqui alguns dos espaços que mais gostei dentro do Convento.
O primeiro foi um dos Claustros, o Grande Claustro mais precisamente. Pareceu-me mais "rico" que os restantes que vi e até de outros monumentos que os têm, dizem que a sua construção tem influência na arquitectura italiana e gostei muito das escadas em caracol. Imagino a quantidade de assuntos importantes que foram discutidos a caminhar por este belo Claustro.

Vimos também a Charola, ficámos algum tempo a contemplá-la. Era aqui que os templários rezavam, aliás é conhecida como o Oratório dos Templários. Neste ponto estamos também no ponto central do Convento, o que sem dúvida marca ainda mais a sua importância.
Creio que foi restaurada há pouco tempo. Fui ver a definição de Charola, diz que é um local para deambular ou andar á volta de um ponto central, faz sentido principalmente quando conhecemos esta. Ao centro estão oito colunas ornamentadas e com santos dispostos em quatro delas, dizem que os templários a construiram com base na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém.
Podemos então deambular á volta do tambor central e verificar que por fora há também alguns frescos e pinturas grande parte de referências biblicas, assim como o brasão de Portugal.
Também as suas decorações douradas são um forte indicador da riqueza da Ordem.
 
Mas se o Convento por dentro encanta, por fora então eu acho igualmente único. Esta fachada que vemos aqui de estilo Manuelino é rica em pormenores que se fosse a definir todos creio que daria umas boas páginas neste post e teria mais um dia de visita sem dúvida. Há muita história só aqui nesta fachada.
 
Um dos exemplos é esta Janela da Sala do Capítulo. A ornamentação desta janela tem como base a expansão dos portugueses fora do nossa país, ou seja, nos Descobrimentos. Podemos ver os globos nas laterais e no topo está a Cruz que era um símbolo dos Templários.
A Sala do Capítulo funcionava no fundo como uma Assembleia, era onde se reunião para a tomada de decisões ou discussão de assuntos religiosos e do reino.
Outro pormenor que eu gostei da fachada foi o cinto, não consigo explicar o seu significado e ainda pesquisei um pouco na web sobre o assunto mas descobri muito pouco, a verdade é que é um pormenor fantástico e que acaba por ser menos protagonista que a Janela.
Depois vimos a Casa do Capítulo que foi deixada assim, incompleta. Aqui realizaram-se as Cortes de Tomar no século XVI, por esta altura Portugal tinha perdido a sua independência e era governada por Filipe II de Espanha, Filipe I de Portugal. Naquilo que parece ser um segundo piso temos um Arco de um altar.
Descemos depois do Convento e do Castelo para o centro de Tomar. Aqui encontramos a sua principal Praça da República onde temos o edificio da Câmara Municipal de Tomar e a estátua de Gualdim Pais, o fundador de Tomar, um cruzado que lutou ao lado do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Na Praça e na zona oposta ao edificio da Câmara Municipal está em Igreja de São João Baptista.
A porta segue o estilo manuelino que vimos também no Convento e com referência aos Descobrimentos.
Seguimos depois pela Rua Serpa Pinto, uma das mais agitadas ruas de Tomar primeiro porque é pedestre e depois porque tem bastante comércio. Passamos depois a estrada para os jardins da cidade e ainda assistimos a um jogo de futebol feminino.
Vemos o Rio Nabão que banha a cidade e também a Ponte Romana, um dos locais mais emblemáticos da cidade.
Tomar, é uma daquelas cidades a visitar várias vezes.

1 comentário:

  1. Conheci e fiquei encantada. Não havia reparado no detalhe do cinto!!! Lindo!! Com grupo de turismo tudo tem que ser rápido!Adorei Marta.

    ResponderEliminar

AddThis

dentro da mala

alcalá de henares aldeia alemanha almeida alsacia amsterdão andaluzia anfiteatro animais antuérpia apartamentos aquitânia aragão aranjuez Arévalo argentino arqueologia arte asiático astúrias atenas austria avignon ayuntamiento bahia bairro bar barcelona barco barra de itariri basilica bath belém bélgica Belmonte biarritz bicicleta bilbao bistrot bolonha borba bordéus bowling brasil brasserie bremen bruges brunch bruxelas burgos bus turistico cabalgata cáceres cadaqués caen café campo del moro canal canárias carcassonne cascais castello castelo castilla y león castilla-la mancha catalunha catedral cava baja centro histórico chá chambord chenonceau chicago chinchón chinês chocolates chueca coliseu colmar colónia compras concerto conde consuegra córdoba costa brava costa da caparica Covadonga cruzeiro disneyland do doces dresden dublin duomo ecopousada el escorial empuriabrava ephesus espanha espectáculo esplanada estádio estátua estoril estrasburgo eua exposição festival florença formigal frança fuencarral galiza gelataria gijón girona gondola gran canária gran via grand canal grécia Guadarrama guia hamburguer Holanda honfleur hotel Huesca igreja ile-de-france ilha indiano inglaterra irlanda itália italiano japonês jardim juderia jumieges kids lanzarote lavapiés lazio leeds león lisboa loire loiret londres luxemburgo lyon madrid majadahonda malta manzanares manzanares el real mapa marina marisco marisqueira marrakech marrocos master medina del campo mercado mercadonatal mesquita mestre mexicano milão miradouro moncloa monfortinho mont st michel mosteiro munique munster museu música mykonos natal neve nice nimes nova iorque óbidos Ocaña oceanario oeiras orleães Oviedo paço ducal padaria palácio palafrugell paris parque pastelaria pátios patmos patones de arriba Pedraza pelourinho peñafiel penha garcia perpignan petiscos pintxos pisa pizzaria Plasencia platja d aro plaza poitiers poitou-charentes ponte pontevedra porto portugal praça Praga praia praia do forte puerto de la cruz queluz reino unido República Checa restaurante restaurantes resumo rhodes rhône-alpes rhônes-alpes ribadeo rio roadtripseuro roma rouen salamanca salvador Salzburgo san marco san sebastián Santiago de Compostela santorini schladming schwangau Seattle see Segovia serra serra nevada sevilha shop shopping siena sinagoga sintra sitio do conde ski spa streetfood surf sushi tamariu tapas teatro Tenerife Tires toledo tomar torre torrecaballeros torrejón de ardoz torrelodones transporte tróia turegano turquia universidade valência valletta veneto veneza verona versalhes viena vienne vila viçosa viseu vitoria gasteiz washingtondc website yialos yorkshire zamora zaragoza zoo