O que nos levou a visitar Córdoba este fim de semana foi um casamento (ou "boda") e não o famoso Festival de los Patios da cidade, no entanto esta feliz (e dispendiosa) coincidência tornou a experiência muito mais agradável. Tivémos pouco tempo para explorar bem o conceito até porque a cidade estava cheia de gente, tão cheia que por um hotel em que normalmente pagaria 60€ por noite pagámos 169€ tal é a exploração turística do evento.
Falando do festival em si, as casas andaluzas têm na sua raiz a arquitectura mourisca onde se destacam os pátios com os seus arcos, azulejos com coloridas formas geométricas para além das plantas e flores, entre elas a famosa "gitanilla" (que eu conheço como "sardinheira"), nesta altura da festa dos Pátios, existe uma competição para a melhor decoração e os locais abrem as portas dos seus pátios para que todos tenham uma oportunidade de os apreciar.
Claro que a isto se junta uma grande festa turística, culinária, alguns bailaricos á mistura mas há moda espanhola, muita comida e bebida, gente jovem na rua e um calor fenomenal.
Começámos o nosso "tour" pelo bairro do Alcázar Viejo que me fizeram ao mesmo tempo matar saudades de terras lusas com as suas ruas estreitas, os rebordos das portas e janelas pintadas de amarelo. Como tínhamos chegado tarde e a fome apertava comemos numa "bodega" da Calle Enmedio, a San Basilio e por ali andamos a explorar as ruas, vimos alguns pátios de noite (por fora porque estavam fechados) e ficámos a beber um copo num recinto de festa que fazia lembrar os dos bailaricos do verão alentejano.
Os restantes pátios vimos pela zona de La Judería, não vimos todos e alguns haviam filas para as quais não tínhamos tempo, sem dúvida que devem haver pátios melhores mas eu gostei dos que vi.
Website: http://www.patiosdecordoba.net/
Our guide of:
Sem comentários:
Enviar um comentário