Sem dúvida que uma das grandes atracções da cidade é o rio Onyar que separa as suas coloridas margens que se voltam a unir com a ajuda das suas pontes, algumas já emblemáticas. A primeira que vemos na foto é a Ponte de Pedra também conhecida por D. Isabel II já que foi durante o seu reinado que foi construída (Ano de 1856).
A que podemos ver actualmente foi construída onde antes estaria uma ponte medieval. Será uma das mais antigas que existe a ligar o bairro antigo com o que chamam de mercadal.
A ponte que vimos a seguir é uma das mais emblemáticas da cidade e a que seguramente aparece em grande parte das fotos que podemos em revistas falando de Girona. Tem vários nomes: Ponte de Hierro (Ferro) ou das Pescaderias ou Pescateries Velles e também Ponte Eiffel. Não terá sido o Gustave Eiffel a desenhá-la mas a sua empresa e por isso ficou o nome. Foi construída em 1877.
Mais adiante vemos a Ponte de San Agustí, que não sendo das mais bonitas é de onde se podem apreciar melhor a vista das casas coladas aos rio.
A quarta ponte que vimos foi a Ponte d'en Gómez, ao contrário das duas anteriores esta foi construída em arco. Dizem que tem o nome do local que cedeu parte da sua casa para que ela fosse construída e foi inaugurada em 1916.
A última ponte que vimos é de Sant Feliu que faz a ligação do Paseo de Canalejas con a Praça de Sant Feliu. É a mais moderna das anteriores e foi construída em 1995.
Sem comentários:
Enviar um comentário