As "piazzas" são normalmente uma das grandes atracções de Itália e Verona pode ser uma boa embaixadora com algumas das mais bonitas que já vi, a dei Signori foi uma das que mais gostei. Não sei se pela diversidade de "palazzos" que lhe dão a forma ou se pelo o mercado que estava ao centro relembrando a função destes espaços.
O mercado era de produtos típicos da região expostos em agradáveis barraquinhas e a tentação levou-nos a comprar uns troços de "Foccace". Mas por ali sentia-se o cheiro dos queijinhos e enchidos, havia vinho, doces entre outras iguarias dignas de abrir a carteira e perder a cabeça.
É outra das coisas que mais gostámos em Verona, podes comer sem nunca meter os pés num restaurante, entras nestes pequenos mercados e desde paninis, foccace, copinhos de fruta cortada, fatias de pizza temos a refeição feita.
Também conhecida como Piazza de Danta, tem ao centro uma estátua do poeta italiano autor Divina Comédia. Nasceu em Florência e viveu algum tempo em Verona sob a protecção da poderosa familia della Scala por isso a sua homenagem nesta praça.
Podemos ver uma parte do Palazzo della Ragione (o mesmo que se vê da Piazza delle Erbe) na praça ao lado do Palazzo di Cansignorio onde se destacam as torres de cada um deles. Do lado direito está o Domus Nova, hoje um hotel mas em tempos foi o lugar do Consiglio de Giudici (Conselho de Magistratura).
Um dos palazzos mais bonitos da praça é o Loggia del Consiglio construída entre 1476 e 1493. De traçado renascentista foi em tempos a sede do conselho de Verona. Ao lado está o Palazzo de Podestà onde viveram vários membros da familia della Scala, o primeiro a escolhê-lo para sua residência foi Alberto I pai de Cangrande. O arco de Gavi serviu de inspiração para a porta que foi colocada no palácio em 1533.
Our guide of:
Sem comentários:
Enviar um comentário