Passeávamos pelo Campo di Fiori quando sem olhar para o mapa entrámos por uma rua que nos levou até a esta praça. Sabíamos que era uma praça importante mas depois de ler a placa tivémos a confirmação: Farnese, uma das mais influentes e poderosas famílias de Itália.
E o seu nome vem do Palácio Farnese que está ao centro da praça e é a sua principal atracção. A sua construção foi ordenada pelo Cardeal Alessandro Farnese (que mais tarde viria a ser Papa) a 1514 e Antonio da Sangallo foi quem iniciou a obra mas morreu antes de a ver terminada. É por esse motivo que Michelangelo entra no projecto.
Outra familia importante comprou o palácio, os Bourbon e hoje em dia nele está instalada a embaixada de França. Foi uma das minhas praças preferidas ao visitar Roma, nem sei bem explicar o porquê, talvez tenha sido o palácio, o facto de ser grande mas acolhedora, de ser mais tranquila que muitas outras da cidade.
Tem duas fontes, uma de cada lado da praça cuja base dizem ter sido retirada dos Banhos de Caracalla cuja construção iniciou em 212. Também na praça podemos ver a Igreja de Santa Brígida. Em Itália é conhecida como a "Mistica del Nord", nasceu em 1303 e veio da Suécia para viver em Roma.
No topo da fachada estão duas esculturas, uma da santa que dá o nome á igreja e a outra da sua filha, Santa Catarina.
Sem comentários:
Enviar um comentário