21.6.05

EPHESUS - SELÇUK, TURQUIA

21.6.05
Hoje conhecemos...a cidade antiga de Ephesus na Turquia.
O cruzeiro atracou na Turquia na provincia de Izmir, o nosso destino: Ephesus, uma antiga cidade grega e depois romana, que ainda hoje mantém uma boa parte da sua história e alguns edificios.
Durante o império romano, era a segunda maior cidade do mundo. Segundo o nosso guia, os primeiros a habitar a cidade foram na realidade as Amazonas. Explicou o porquê de elas serem sempre retratadas com menos um peito, como eram guerreiras muitas tiravam essa saliência (leia-se a mama) para melhorarem o manejo do arco e flecha.


Mais tarde, Alexandre o Grande tomou a cidade aos persas antes de se tornar parte integrante do império Romano. O nosso guia explicou-nos também que o mar estava muito mais próximo da cidade do que está hoje. Mas mesmo antes de entrarmos em Ephesus, visitámos a Casa da Virgem Maria.
Fiquei com a sensação de que não há grandes factos para suportar que nesta casa viveu a Virgem Maria mãe de Jesus. Bom, podíamos até falar sobre se Jesus realmente existiu, não sendo católica praticante, acredito que sim que existiu um homem que talvez se tenha tornado um mártir ao defender os seus ideiais e os valores. Talvez o resto tenha sido mais novela que outra coisa, mas se calhar daqui a 200 anos parecerá impossível ter existido um Ghandi, não sei...
Toda a história que envolve a descoberta da casa, o que apontam como factos também não me pareceu suficiente mas eu não sou nenhuma especialista nestes assuntos. A verdade é que muitos peregrinos vêm aqui rezar e deixar o seu lenço numa parede que foi colocada para o efeito, presumo que antes os deixassem noutra zona e tiveram que construir uma estrutura para os albergar.


A seguir: Ephesus. O entusiasmo era grande...íamos conhecer a cidade que tinha uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Templo de Artémis. A nossa visita começa pela rua de Curetes


Esta rua faz a ligação entre a Agora e a Biblioteca de Celsus. Pelo caminho encontramos uma série de ruínas em que por momentos achamos que estamos a olhar para um amontoado de pedras sem sentido e depois encontramos algumas que resistiram ao tempo ou que os arqueólogos começaram a juntá-las adicionando peças ao puzzle. Uma delas é a  Fonte de Trajano.


Ao centro está o que sobra da estátua do Imperador Trajano, muitas das peças que compunham esta fonte estão agora exposta num Museu. Segue-se o Templo de Adriano. 

 


Aqui já começamos a ver um "puzzle" mais completo e não tanto pedras soltas. O interesse aumenta cada vez mais...

Logo a seguir vemos a Biblioteca de Celsus e a sua maravilhosa fachada.

 


  


Que grandiosidade, eu adoro história e fiquei sem palavras ao ver o que resta da antiga e gloriosa Biblioteca. Construída como masoléu para Julius Celsus, governador romano das provincias asiáticas, o edificio foi sobrevivendo a vários episódios de destruição, como um incêndio que lavrou a zona de leitura fazendo com que a biblioteca perdesse a sua utilidade. Hoje conseguimos ter uma pequena (grande) noção do seu esplendor graças á sua cuidadosa reconstrução.

Nos nichos estão quatro estátuas, ou melhor réplicas porque as originais estão na Áustria. Elas representam a Sabedoria, o Conhecimento, a Inteliência e a Virtude.

Mesmo ali perto o guia fala-nos de um Bordel e mostra-nos na estrada um pé gravado, segundo ele indicava o caminho para a referida casa de lazer.


Que boa sinaléctica devo dizer. Depois explica que se acredita que nessa época havia uma ligação secreta entre a Biblioteca e o Bordel, eu sei que ambos começam por B mas creio que é mesmo a única coisa que têm em comum, algumas letras. Pensava que os homens de cultura não precisavam de frequentar tais locais, mas provavelmente eram os seus melhores clientes.

Logo ao lado está a Porta de Augustus.


 Também conhecida por a Porta de Mazeus e Mythriades, foi construída pelos escravos com o mesmo nome, em compensação o seu imperador, Augustus concedeu-lhes a liberdade.

Chegamos depois ao ponto alto da visita o Grande Teatro de Ephesus.


As fotos não conseguem ilustrar a sua dimensão, é de facto grandioso. Está localizado na colina de Panayir e muito próximo do antigo porto da cidade. Ainda hoje se realizam concertos e outros espectáculos neste espaço como se pode ver pelas colunas e outro equipamento que estão a montar no palco. Não sei até que ponto ajuda na sua conservação mas deve ser magnifico ver aqui um concerto. 
Gostei tanto de visitar Ephesus que depois ainda comprei um livro sobre a cidade para ler.

2 comentários:

AddThis

dentro da mala

alcalá de henares aldeia alemanha almeida alsacia amsterdão andaluzia anfiteatro animais antuérpia apartamentos aquitânia aragão aranjuez Arévalo argentino arqueologia arte asiático astúrias atenas austria avignon ayuntamiento bahia bairro bar barcelona barco barra de itariri basilica bath belém bélgica Belmonte biarritz bicicleta bilbao bistrot bolonha borba bordéus bowling brasil brasserie bremen bruges brunch bruxelas burgos bus turistico cabalgata cáceres cadaqués caen café campo del moro canal canárias carcassonne cascais castello castelo castilla y león castilla-la mancha catalunha catedral cava baja centro histórico chá chambord chenonceau chicago chinchón chinês chocolates chueca coliseu colmar colónia compras concerto conde consuegra córdoba costa brava costa da caparica Covadonga cruzeiro disneyland do doces dresden dublin duomo ecopousada el escorial empuriabrava ephesus espanha espectáculo esplanada estádio estátua estoril estrasburgo eua exposição festival florença formigal frança fuencarral galiza gelataria gijón girona gondola gran canária gran via grand canal grécia Guadarrama guia hamburguer Holanda honfleur hotel Huesca igreja ile-de-france ilha indiano inglaterra irlanda itália italiano japonês jardim juderia jumieges kids lanzarote lavapiés lazio leeds león lisboa loire loiret londres luxemburgo lyon madrid majadahonda malta manzanares manzanares el real mapa marina marisco marisqueira marrakech marrocos master medina del campo mercado mercadonatal mesquita mestre mexicano milão miradouro moncloa monfortinho mont st michel mosteiro munique munster museu música mykonos natal neve nice nimes nova iorque óbidos Ocaña oceanario oeiras orleães Oviedo paço ducal padaria palácio palafrugell paris parque pastelaria pátios patmos patones de arriba Pedraza pelourinho peñafiel penha garcia perpignan petiscos pintxos pisa pizzaria Plasencia platja d aro plaza poitiers poitou-charentes ponte pontevedra porto portugal praça Praga praia praia do forte puerto de la cruz queluz reino unido República Checa restaurante restaurantes resumo rhodes rhône-alpes rhônes-alpes ribadeo rio roadtripseuro roma rouen salamanca salvador Salzburgo san marco san sebastián Santiago de Compostela santorini schladming schwangau Seattle see Segovia serra serra nevada sevilha shop shopping siena sinagoga sintra sitio do conde ski spa streetfood surf sushi tamariu tapas teatro Tenerife Tires toledo tomar torre torrecaballeros torrejón de ardoz torrelodones transporte tróia turegano turquia universidade valência valletta veneto veneza verona versalhes viena vienne vila viçosa viseu vitoria gasteiz washingtondc website yialos yorkshire zamora zaragoza zoo