Hoje conhecemos...o bairro do Pelourinho em Salvador.
Logo a primeira coisa que salta a vista é o colorido das suas ruas, além do facto de grande parte das fachadas estarem recuperadas e haver bastante comércio, especialmente virado para o turismo.
Em algumas dessas lojas esperam á porta as típicas baianas com as suas saias rodadas, elas chamam os turistas para lojas de lembranças ou artesanato local, pena que em muitas delas os preços sejam proibitivos, exorbitantes.
Chegámos depois ao Largo do Pelourinho que ofereceu o seu nome ao bairro. Uma vez mais a colonização deixa a sua marca (menos positiva) na história do país uma vez que aqui se castigavam os escravos, em público para que os tomassem como exemplo.
Este é o ponto mais famoso da zona do Pelourinho, foi aqui que o Michael Jackson veio gravar o seu video:"They Don't Care About Us". Imagem o reboliço que não deve ter sido?
Também neste largo está a Fundação Jorge Amado (o edificio azul), o escritor que nasceu em Salvador e o Pelourinho foi palco de alguns dos romances escritos por ele. Os mais conhecidos são a Tieta do Agreste, Dona Flor e os seus Dois Maridos e "last but not least" Gabriela, Cravo e Canela.
O marido lá aproveitou para comprar um "berimbau", mais um instrumento músical para guardar lá por casa e que vamos ter que levar no avião sabe-se lá como.
Passamos depois pela Escola de Olodum, temos a sorte de na rua estarem a fazer um pequeno espectáculo de ensaio que acabou por fechar com chave de ouro a visita ao Pelourinho.
O Olodum é uma ONG cujo principal objectivo é a luta contra a desigualdade social, a preservação da cultura afro-brasileira e trabalham no bairro para ajudar crianças em situações de risco e de marginalização a sentirem-se mais integradas na sociedade, tudo isto com muita música, dança e carnaval á mistura.
Adorámos o Pelourinho, gostaria de vê-lo na loucura do Carnaval...
Sem comentários:
Enviar um comentário